As grutas de Ellora estão inscritas na lista do Património da Humanidade da UNESCO desde 1983 e são uma das mais impressionantes atracções turísticas da Índia, que remetem para um ambiente "à Indiana Jones".
A gruta 16, por exemplo - conhecida por Templo de Kailasa - demorou cem anos a fazer e tem o dobro do tamanho do Partenon, em Atenas. É a maior escavação monolítica do mundo, ou seja, um templo esculpido em apenas uma rocha! Durante a sua construção, foi preciso remover duzentas mil toneladas de pedra! Este templo representa o Monte Kailash, a morada do deus Shiva, e é uma visão inesquecível - diria mesmo arrepiante! - seja pelas suas dimensões, ou pelo detalhe e riqueza de pormenor em todas as esculturas. A base, que contém dezenas de elefantes em tamanho real, foi feita de forma a dar a sensação que os animais estão a segurar toda a estrutura. Impressionante.
Mas, como disse antes, há ao todo trinta e quatro "grutas". Doze são budistas, dezassete hindus e cinco jain - a prova de que, neste período da História, as religiões conviviam em harmonia.
1 comentário:
Que maravilha...! Aprender tanto sem sair da praia...! 😊
Enviar um comentário