Inscritos na lista da UNESCO desde 2003, os abrigos na rocha de Bhimbetka são um dos lugares mais surpreendentes que já visitei na Índia.
Bhimbetka fica numa área de floresta a 45km de Bhopal e contém um grupo de catorze abrigos na rocha que guardam alguma da melhor arte pré-histórica do mundo. São quatro centenas de pinturas que datam do período Mesolítico e exploram temas como a caça e a dança, ritos religiosos, nascimentos e enterros. São os mais antigos registos de vida humana na Índia, feitos com gordura animal, carvão e outros minerais.
As pinturas foram descobertas em 1957 pelo arquólogo indiano Vishnu Shridhar Wakankar. Estudos posteriores
revelaram que o lugar foi testemunha de uma sequência contínua de culturas da
Idade da Pedra. A maior parte das inscrições tem quase dez mil anos!
Já não me lembro a que propósito é que vim visitar Bhimbetka. Acho que li qualquer coisa no Times of India... mas, lá está, não me lembro. Do que não me esqueço foi da surpresa de me ver a vaguear - praticamente sozinho porque não vem quase ninguém aqui - entre pinturas rupestres de uma qualidade ímpar. Bisontes e leões, javalis e rinocerontes, tigres, elefantes - que variedade tão grande.
É verdade que Bhimbetka fica completamente "fora do radar". É, provavelmente, um dos mais subvalorizados Patrimónios da Humanidade na Índia. Mas vale muito a pena visitar.
2 comentários:
Espectacular!!!!!😊😊😊
Muito bom ! Gostaria um dia de puder ver pessoalmente....
Cumprimentos. Resort Quinta do Lago
Enviar um comentário