28/12/2014

15 VOLTAS PARA 2015 (6-10)

Continuando com a lista de quinze voltas sugeridas para 2015:

6. SRI LANKA

Já dei umas voltas por este país em forma de lágrima em 2012... mas agora que a Nomad lançou uma nova viagem com o Eduardo Madeira, reanimou-se-me a vontade de lá voltar. Lembro-me com saudade de lugares como Sigiriya e Anuradhapura; e gostava muito de voltar com tempo e explorar o sul da ilha, que não visitei na minha primeira volta.





Ainda não tenho planos concretos... mas já esteve mais longe, o meu regresso ao Sri Lanka.

7. MONS

Confesso que nunca tinha ouvido falar deste antigo centro mineiro e industrial belga, nas várias voltas que já dei pelo país. Mas desde que comecei a confrontar a minha lista de 2015 com outras já publicadas, surpreendi-me com este nome vezes sem conta. Ou seja: fui investigar - e agora também quero lá ir.

Com menos de cem mil habitantes, a pequena cidade belga espera receber este ano mais de dois milhões de visitantes. Mons é, a par da checa Pilsen, uma das Capitais Europeias da Cultura, no ano que arranca daqui a nada. E a agenda vai estar cheia, como é de esperar.

8. MOSCOVO E ARREDORES

Eu sei que Sampetersburgo é isto-e-aquilo. Mas.

Eu sei que em termos de paisagem humana, a Rússia não é propriamente o país que salta à vista como sendo o mais acolhedor. Mas.

E até compreendo que possa haver alguma resistência com as políticas recentes do senhor-que-manda. Mas.

Mas: Moscovo é uma cidade "obrigatória" que vai surpreender até os mais cépticos. Além da icónica Igreja de São Basílio, na Praça Vermelha, a capital russa tem uma intensa oferta cultural, bons restaurantes e um metropolitano maravilhoso e confuso. Tem o Parque Gorky cantado pelos Scorpions, tem a Igreja do Cristo Redentor onde cantaram as Pussy Riot, tem o Teatro Bolshoi onde ainda hoje cantam e dançam os melhores dos melhores da música clássica e do bailado.


E como se a cidade em si não fosse suficiente, há ainda Suzdal.

Fica a três ou quatro horas de Moscovo e quem me acompanha há mais tempo sabe do que falo. Uma vila encantadora e bucólica que está para a capital como Sintra para Lisboa. Que lugar maravilhoso. Ora espreitem algumas das minhas fotos aqui e aqui.

Contudo, há ainda uma razão extra (e muito importante) para eu incluir todos estes lugares russos na minha lista de 2015: o rublo está extraordinariamente baixo. A moeda russa não aguentou algumas das sanções internacionais impostas ao país e desvalorizou imenso nos últimos meses. Ou seja: os custos de vida que até há muito pouco tempo eram altíssimos, agora passaram a estar mais ao alcance do comum turista.

Duvido que volte a Moscovo este ano, mas apenas porque tenho visitado a cidade todos os anos, desde 2011, por causa da viagem no Transiberiano que organizava com a Nomad. Como este ano passei o testemunho ao Mateus Brandão, prefiro concentrar-me noutras geografias.

9. IRÃO

Estou há anos a adiar a minha visita ao Irão. Por esta e aquela razão, ou porque não tenho tempo, ou porque não tenho dinheiro, ou porque outras voltas acabam por chamar mais alto. Mas deste ano não passa.

Em 2015, vou pedir umas dicas ao Filipe Morato Gomes e lá vou, finalmente!, dar uma volta ao Irão.

10. ISLÂNDIA

Dizem os entendidos que este ano vai ser dos melhores para assistir à Aurora Boreal. Eu cá nunca vi. Eu cá nunca fui à Islândia. Mas que gostava de ir: gostava.

Aquelas paisagens. E a música que se faz por aqui.

Será este ano?

Não sei. A ver vamos. Por um lado tenho poucas esperanças de lá ir tão cedo, por muito que apeteça, porque não estou a visualizar quando... nem como. Mas nunca se sabe, a esperança é a uúltima a morrer, de repente alguém me convida ;)

1 comentário:

Clara Amorim disse...

Islândia será também um dos meus destinos...! :)