28/12/2014

15 VOLTAS PARA 2015 (1-5)

Sei que não sou a primeiro - e concerteza não serei o último - a sugerir uma lista de lugares a visitar no ano que está prestes a começar. Todas publicações de viagens, blogs e outras páginas têm a sua. E posso até dizer que, daquilo que vi até agora, há muitos lugares que são comuns a quase todas as listas. É normal. E a minha não foge à regra.

Mas como sabem eu gosto de listas e números, e não podia deixar passar esta oportunidade. Assim sendo, hoje partilho a lista de quinze lugares que na minha humilde mas bem-rodada opinião merecem, por alguma razão especial, uma visita em 2015:

1. SINGAPURA

A cidade-leão comemora este ano o seu Jubileu de Ouro.

Confesso que até há pouco tempo achava Singapura um lugar relativamente desinteressante e com pouco carisma. Na primeira vez que visitei a cidade, em 2009, não fiquei especialmente surpreendido. E vim-me embora sem grande vontade de regressar. No entanto, Singapura tem-se reinventado com alguma criatividade, nos últimos anos. Da arquitectura à arte urbana, da cada vez mais rica oferta cultural aos novos restaurantes que abrem todas as semanas, a cidade abraçou a novidade e considero que este ano merece uma visita.

A comemoração dos cinquenta anos da Independência, este ano, promete muita animação. A começar já no fogo-de-artifício da Passagem de Ano, esta semana - e ao qual vou ter o prazer de assistir.

Pois é: apesar da tal primeira visita pouco inspiradora, voltei a Singapura há pouco mais de um ano e gostei. E daqui a poucos dias, concretizo a terceira visita ao território. Ou seja: muito em breve haverá fotos frescas aqui neste cantinho virtual do universo.

2. FILIPINAS

É mais divertido nas Filipinas!

O slogan das campanhas promocionais do país diz tudo: as Filipinas são um país de braços abertos e sorriso rasgado. Apesar de no último ano ter estado presente em telejornais e revistas pelas piores razões, a verdade é que este imenso arquipélago tem inúmeros argumentos para justificar uma viagem - sejam a nível histórico, cultural, de paisagem ou pura e simplesmente humanos.

http://phl2015.itsmorefuninthephilippines.com/
Em 2015, a iniciativa "Visit the Phillipines" celebra o país e a sua diversidade. Vai ser um ano focado no turismo e na sua oferta de experiências e memórias. Coincidência ou não, é também este ano que se comemoram o setenta anos da libertação das Filipinas após a Segunda Guerra Mundial.

É preciso "vender" mais? ;)

Eu ainda não sei se posso lá ir em 2015 - mas que apetece, apetece. Foi há um ano e três meses que visitei Manila e Cebu, duas semanas antes do trágico tufão que fez capas de jornais por todo o mundo. Fiquei muito bem impressionado com a experiência que tive. E quero voltar. Com mais tempo, claro - e explorar "como deve ser" o país, as suas tradições, as pessoas. Muito sinceramente não sei se consigo este ano, ainda tenho de fazer contas à bolsa e ao calendário. Mas sem dúvida que hei-de aqui voltar.

3. AÇORES

Com as novas ligações aéreas lowcost, já não há desculpas.

Os Açores são umas das minhas grandes falhas - ou frustrações - em termos de voltas. E espero este ano conseguir tempo para lá ir. Seja para uma introdução rápida, ou para explorar com tempo. Mas as ilhas chamam-nos e há que aproveitar.

4. CUBA

Antes que cheguem os americanos.

Eu sei que pode parecer um argumento tendencioso, e que obviamente o facto de nunca ter ido a Cuba faz com que a minha opinião seja formada apenas através daquilo que oiço e daquilo que apreendo do que pode ser o país agora e daquilo em que provavelmente se vai transformar... enfim, mas isso não inviabiliza nada.

Há que visitar urgentemente Cuba. Com o primeiro aperto de mãos entre Obama e Castro, iniciou-se um processo de abertura que, se a lógica vencer, vai acabar com o bloqueio económico dos EUA ao país de Fidel. Será óptimo para quem lá vive, assim se espera. Mas em termos de turismo, não sei se não irá comprometer alguma daquela ideia romântica que temos do país. Logo se verá. Mas pelo sim, pelo não... quero ir depressa.

5. MILÃO

Entre Maio e Outubro deste ano, celebra-se em Milão a Expo 2015. Com a participação de 145 países (Portugal não se fez representar, desta vez), o tema central da exposição é "Alimentando o Planeta, Energia para a Vida". É um tema que pretende abraçar o papel da tecnologia, da inovação, cultura, tradições e critividade na comida e da dieta dos povos.

É a segunda vez que Milão recebe uma Exposição Universal, sendo que a primeira foi há praticamente noventa anos! Há quase tanto tempo quanto a minha única visita lá ;) e por muito que a cidade não esteja nos planos que já elaborei para as voltas deste ano... confesso que apetece.

Nem que seja para uma escapadela de fim-de-semana. Há ligações baratas de Lisboa, não há? :)

3 comentários:

Lv disse...

Para mim, açores e Filipas, embarcava já amanhã ......

Marina disse...

Cuba tem de continuar Cuba pelo menos até Outubro!

Clara Amorim disse...

Belas sugestões...! Muito obrigada!!!