18/01/2011

BUDAS HÁ MUITOS!



Apesar de ter viajado antes em vários “países budistas”, fiquei fascinado com a variedade de templos, mosteiros e pagodas que “salpicam” a paisagem do Myanmar (o actual nome oficial da Birmânia).

E onde há templos budistas, há Budas.

















As fotos que publico hoje são só alguns exemplos do riquíssimo património religioso do país. Budas grandes e pequenos, sentados, em pé ou deitados, pintados a ouro, pintados de branco e preto e tantas outras cores.





Segundo o blog da Associação Budismo Theravada, “o Budismo em Myanmar (…) desperta na população um sentimento talvez ainda mais forte que na Tailândia, pois a religião é vivida mais intensamente e é dispendido mais tempo nos templos. A tradição do autodesenvolvimento através da meditação só atrai uma pequena parte dos monges e da população em geral. O resto do panorama da prática budista é vivido através de rituais, de cerimoniais, do estudo escolástico ou da intervenção social.”















(Há estátuas tão grandes que os templos que as albergam foram construídos depois das próprias. Algumas são mesmo muito claustrofóbicas.)





Só por curiosidade: dos 60 milhões de pessoas que vivem no Myanmar, cerca de 87% professam o Budismo Theravada.


1 comentário:

Miguel de Sintra disse...

Das diferenças de técnica de escultura e outras que fazem com que cada estátua possa ser associada a um país, impressionam-me sempre a universalidade dos pequenos detalhes, o olhar pacífico, as orelhas compridas e os gestos das mãos... Este post fez-me saudades de sentir o cheiro de incenso e velas de manteiga a queimar...
Keep up the good work