25/02/2013

OS FILMES DE "IR"


PARTE 1

Ontem à noite estive a ver os Óscares e deixei-me entusiasmar pelo glamour ;) pelo que me lembrei de fazer uma lista "daqueles" filmes que, ao longo da minha vida, mexeram comigo e de alguma forma contribuiram para esta permanente vontade de ir.

Não são necessariamente os "filmes da minha vida" - há outros, tantos outros, que me marcaram por razões diferentes - mas estes são aqueles que me fizeram cócegas nos pés, que me disseram "mexe-te" ao ouvido, que me fizeram querer fazer as malas e apanhar o primeiro avião para aqui-e-ali.

O cinema é um meio privilegiado de inspirar pessoas - e, nesta abordagem que me proponho fazer, chamar a atenção para lugares, tradições e outras culturas. Os filmes que se seguem tiveram esse efeito em mim.


OS ANOS 80

1984 foi um grande-grande ano no que diz respeito a clássicos de "aventura". E eu tinha 8 anos, a altura ideal para semear esta vontade enorme de ir, explorar, conhecer, viver a aventura. Imaginem uma criança que já era estimulada pelos pais e avós a ser aventureiro, que lia Enid Blyton e ouvia histórias do bisavô em Goa... e de repente descobre as aventuras de Indiana Jones, a fugir de mafiosos em Xangai e a comer cérebro de macaco na Índia, onde vivem mauzões que arrancam os corações das suas vítimas em rituais horrendos! Fiquei agarrado - e, desde cedo, a Índia começou a ocupar um lugar muito especial no meu imaginário.

Indiana Jones and the Temple of Doom
de Steven Spielberg
(1984)

Ontem não foi a noite de Spielberg, com o seu Lincoln a levar apenas duas estatuetas, num total de doze nomeações - e sinceramente o filme não me diz muito... mas há quase vinte anos, o realizador era uma referência no meu ainda limitado universo cinematográfico. Vi cada Indiana Jones umas trezentas e dezoito vezes. Sabia os diálogos de cor. Sonhava em partilhar as aventuras, as viagens, as peripécias.

1984 foi também o ano dos Goonies e do The Neverending Story. E, num registo diferente, foi também nesta altura que "apareceram" o Passagem para a Índia e África Minha.


OS ANOS 90

Entretanto cresci e comecei a ganhar algum entusiasmo pelo cinema - e pelas viagens, claro. Das férias com os primos às aventuras de fim-de-semana com os amigos, as viagens de mota por Portugal, o primeiro avião e a descoberta que mudou a minha vida - o Inter Rail - os anos 90 marcaram a concretização de algo que eu já tinha dentro de mim.

No que aos filmes de "fazer cócegas" diz respeito, os anos 90 não foram os mais apaixonantes. Claro que vi muito cinema e bom, e alguns dos meus preferidos são desta década - mas no tema que me proponho abordar hoje, houve pouco.

Houve o Thelma and Louise, de Ridley Scott, que arrancou a nova década com um final trágico, mas com um espírito incrível. Foi também nos anos 90 que saiu o Before Sunrise, uma história simples sobre duas pessoas que se conhecem num comboio de Budapeste para Viena - o filme foi lançado dois anos antes do meu primeiro Inter Rail. Nove anos mais tarde, o mesmo casal encontrar-se-ia em Paris... e outros nove anos depois - ou seja, este ano - vão reviver histórias antigas na Grécia.



O NOVO SÉCULO

Em 2001 fui pela primeira vez à Ásia - e o país de eleição foi a Tailândia.

E porquê a Tailândia? Por causa de um filme.


[continua amanhã]

Sem comentários: